As regras da Fórmula E

FORMULA EO bom de uma categoria nova é que você não faz a menor ideia do que vai acontecer. Não sabe quais são as melhores equipes, os pilotos que estão mais bem adaptados aos carros, como estão os circuitos, entre outros fatores que acabam causando uma grande expectativa. Afinal de contas, a primeira corrida de uma nova categoria pode determinar o quanto os espectadores vão ou não gostar do esporte como um todo.

Para nós brasileiros a expectativa pode ser ainda maior por dois motivos. O primeiro é que teremos três bons pilotos na categoria, pilotos esses que outrora nos davam esperança na Fórmula 1: Bruno Senna, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi. O segundo motivo é que a corrida vai ser na China, ou seja, às 5 horas da manhã, o que significa que, se você está nessa loucura de querer saber como vai ser a Fórmula E, vai ter que acordar no meio da madrugada em pleno sabadão…ou não dormir na sexta!

O volante dos novos carros

O volante dos novos carros mostram, inclusive, a quantidade restante de bateria

Apesar de muito comparada com a Fórmula 1 e até mesmo por passar a ideia de ser um esporte do tipo “não tinha lugar pra mim na F1, então eu vim correr na FE”, a categoria é bem diferente do que estamos acostumados.

Como funciona a Fórmula E

Classificação: durante a classificação os pilotos vão ser divididos em quatro grupos de cinco carros e cada grupo terá 10 minutos para buscar a melhor volta.

Pontuação: o sistema de pontos é quase igual ao da Fórmula 1. 1 = 25pts, 2 = 18pts, 3 = 15pts, 4 = 12pts, 5 = 10pts, 6 = 8pts, 7 = 6pts, 8 = 4pts, 9 = 2pts e 10 = 1pt. A diferença é que o pole position e o piloto com a melhor volta na corrida também receberão 3 pontos no campeonato.

A corrida: todos os grande prêmios terão 1 hora de duração e vale lembrar que serão disputados em circuitos de rua. Tem quem goste, tem quem odeie (para ver o calendário, pilotos e equipes, clique AQUI).

FanBoost: durante as corridas a potência do carro será restrita a 150kws (cerca de 200cv). Porém, com a ajuda dos fãs, os três pilotos mais votados no site oficial da Fórmula E terão direito a cinco segundos de potência extra, chegando a 243cv. Para votar em um piloto, clique AQUI.

Pit Stop: tente não se assustar quando um piloto parar nos boxes e sair do carro. Provavelmente ele não estará abandonando a prova, mas tentando ficar nela. Isso porque ao invés de trocar os pneus, os pilotos são obrigados a trocar de CARRO uma vez por corrida. O motivo é simples: a bateria não é dura o suficiente para que eles completem a prova, precisando pegar outro carro.

Não faço a menor ideia de como a coisa toda será recebida, mas torço muito para que dê certo, principalmente por estar ligada (pelos fãs e pela imprensa) diretamente com a Fórmula 1, afinal de contas, todos nós sabemos que quando algo se sente ameaçado por um concorrente, tende a mudar…tomara que para melhor.

A Fórmula E será transmitida no Brasil pelos canais Fox Sport e FOXPlay.com. Confira os horários (de Brasília) para o fim de semana do GP da China:

Sexta-feira: treinos livres – 21h e 23h30
Sábado: treino classificatório – 1h
Sábado: corrida – 5h

Anúncios

Sobre Bruno Gerhard

Jornalista, 27 anos, amante da Fórmula 1 e das viagens. Escritor nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Fórmula E e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s