Rosberg vence (monótono) GP de Mônaco; Massa é o sétimo

Rosberg Vence GP de MônacoNão que eu realmente acreditasse que poderíamos ter uma corrida cheia de disputas, mas como em Mônaco de vez em quando acontecem algumas loucuras, sempre fica um pingo de esperança. Porém, para as características da pista, até que foi uma corrida acima do normal…e ainda assim monótona. Dessa vez, quem subiu no lugar mais alto do pódio com chances reais de dar um banho de champagne no príncipe de Mônaco foi Nico Rosberg, que conseguiu segurar o mimimi do companheiro/amigo/irmão camarada Lewis Hamilton e venceu a segunda no ano, reassumindo a liderança do campeonato.

A corrida

Pois é, Maldonado…

Antes mesmo da corrida começar a sorte mostrou não estar mesmo com Pastor Venezuela. O piloto vive tão péssima fase que o carro se recusou a correr. “Ah, não! Não quero ir com o Maldonado”, teria dito a sua Lotus. O venezuelano não conseguiu largar e abandonou.

Largada: Ricciardo mal, Raikkonen bem, Pérez fora

Ninguém quis saber de ficar fora na primeira curva, a Sainte Devote. A pior largada foi a de Ricciardo, que perdeu duas posições para Vettel e Raikkonen. O finlandês, aliás, saiu do quinto para o terceiro lugar, se espremendo entre Alonso e o muro. Já na Mirabeau, a quinta curva, Button deu um cutucão na Force India de Pérez, que teve a suspensão quebrada e ficou fora da corrida. Como o carro parou em posição perigosa a direção de prova optou por colocar o Safety Car.

Pérez abandona após a batida

Vettel abandona

Logo após a relargada Vettel teve problemas no seu carro e foi vagarosamente para o box. Trocou os pneus e tentou voltar para a corrida, viu que não dava, voltou para o box e abandonou. Logo depois o tetracampeão tinha uma resposta clara para o que aconteceu:

– “Ficamos sem potência no motor, mas eu não sei porque. Tentamos reiniciar o sistema do carro, mas não deu resultado.”

Safety Car, trocas de pneus e Hamilton “uiuiui bravão”.

O único que resolveu colocar a faca entre os dentes no começo da corrida e partir para a guerra das ultrapassagens foi Adrian Sutil, mas o alemão da Sauber perdeu o controle do carro logo após a saída do túnel, bateu forte no muro e abandonou. Como pedaços do monoposto ficaram no meio da pista, o Safety Car entrou novamente e todos foram para as suas paradas. O único que não parou foi Felipe Massa, ficando na pista com o pneu supermacio, o que o deixou na quinta posição até a parada. As duas Mercedes precisaram parar ao mesmo tempo e como Hamilton estava em segundo, ficou esperando até que Rosberg terminasse. Imagine você o quão B-R-A-V-O ele ficou! Por rádio, Hamilton disse:

– “Eu não acredito que eu fiquei parado no box! Eu deveria ter parado na volta anterior, vocês deveriam ter me chamado antes.”

Rosberg sai do box e deixa Hamilton parado

Rosberg sai do box e deixa Hamilton paradão

Raikkonen e o pneu furado

Quem estava em terceiro lugar era Kimi Raikkonen, vinha fazendo uma grande corrida com chances reais de ir para o pódio. Logo depois da parada, porém, boatos dão conta de que ele teria sido acertado por um carro da Marussia, o pneu furou e o finlandês precisou ir para outra troca. Voltou em décimo terceiro.

Felipe Massa e o milagre que não funcionou

Depois de fazer uma largada tímida até demais, Massa aproveitou o abandono de Maldonado, Pérez, Vettel e Kvyat para se posicionar em décimo primeiro, logo atrás do companheiro Bottas. Quando todos pararam no box para trocar pneus, ele permaneceu na pista e conseguiu a quinta posição. Por 46 voltas (!!!), de alguma forma, o brasileiro ficou com os pneus supermacios. Depois de todo esse esforço, enfim, ele fez as trocas e voltou sabe onde? Em décimo primeiro lugar, atrás de Kimi Raikkonen…mesma posição em que estava antes.

Da volta 46 pra frente eu quase dormi

Depois das trocas de pneus pouca coisa aconteceu na corrida. A única mudança foi o abandono de Bottas com problemas na Williams.

Acordei só na volta 66 com um cisco no olho…do Hamilton

Quando acreditávamos que mais nada poderia acontecer, na volta 66 a Mercedes e a Ferrari resolveram se posicionar no pit como se esperassem algum carro para uma possível parada. Através do rádio, Hamilton informou que tinha um problema no olho esquerdo, algo estaria prejudicando a visão. Depois disso Ricciardo chegou perigosamente no inglês, mas não conseguiu passar. Devido ao “problema”, Rosberg conseguiu abrir boa distância para o seu companheiro de equipe.

 Raikkonen x Magnussen: a festa da Marrusia

Restando três voltas para o final da corrida, Raikkonen e Magnussen conseguiram se encontrar no meio do caminho e ambos precisaram ir para os boxes. Sorte de Felipe Massa que foi para o sétimo lugar. Mas O GRANDE VENCEDOR de hoje foi Bianchi. Conseguiu levar a Marussia para o nono lugar (na verdade para o oitavo, mas foi penalizado com cinco segundos e caiu para nono), ganhou dois pontos e muito, MUITO dinheiro para a equipe. Esses foram os primeiros pontos da Marussia em 82 GPs. Bianchi vai ser tratado como um deus lá dentro.

Fora isso, Rosberg só precisou levar a Mercedes para o primeiro lugar, comemorar como nunca e voltar a liderança do campeonato, quatro pontos na frente de Hamilton.

Rosberg primeiro Mônaco

Confira o resultado final do GP de Mônaco

1 – Rosberg (Mercedes) – 1h49m27s661
2 – Hamilton (Mercedes) + 9s210
3 – Ricciardo (Red Bull) + 9s614
4 – Alonso (Ferrari) + 32s452
5 – Hulkenberg (Force India) – 1 volta
6 – Button (McLaren) – 1 volta
7 – Massa (Williams) – 1 volta
8 – Grosjean (Lotus) – 1 volta
9 – Bianchi (Marussia) – 1 volta
10 – Magnussen (McLaren) – 1 volta
11 – Ericsson (Caterham) – 1 volta
12 – Raikkonen (Ferrari) – 1 volta
13 – Kobayashi (Caterham) – 3 volta
14 – Chlton (Marussia) – 3 volta

Não completaram:

15 – Gutiérrez (Sauber)
16 – Bottas (Williams)
17 – Vergne (Toro Rosso)
18 – Sutil (Sauber)
19 – Kvyat (Toro Rosso)
20 – Vettel (Red Bull)
21 – Pérez (Force India)
22 – Maldonado (Lotus)

Anúncios

Sobre Bruno Gerhard

Jornalista, 27 anos, amante da Fórmula 1 e das viagens. Escritor nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Fórmula 1 2014 e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s